sábado, 7 de julho de 2012

Alunos divulgam boas práticas educacionais das escolas da rede pública


Escrito por Concita Cardoso (Assessoria SEE) / Fotos: Dionízio Bertolino   
Qua, 04 de Julho de 2012 15:37


Hoje foi dia de alegria para alunos de 20 escolas da rede pública de ensino da zona urbana e rural de Rio Branco. Divulgar as boas práticas e valorizar as experiências de sucesso realizadas no ambiente escolar, foi o que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE).
Seis escolas foram convidadas para realizar apresentações por meio de estandes espalhados no hall da SEE. As escolas de diferentes modalidades de ensino tiveram a oportunidade de mostrar aos visitantes as boas práticas que são aplicadas no cotidiano, com projetos voltados para os mais diversos temas, como a inclusão social, o meio ambiente, incentivo à leitura e às manifestações culturais.
“Atividades como estas contribuem para melhorar o nosso aprendizado”, ressaltou Irlanda Melo, da Escola Diogo Feijó. “A escola fica mais atrativa, ficamos mais estimulados a frequentá-la. Depois que passei a fazer parte do coral da escola, minha atenção em sala de aula aumentou e, consequentemente, passei a tirar melhores notas”.
Projeto Horta" e "Revitalização do Igarapé São Francisco" foram as experiências positivas da Escola Berta Vieira apresentadas na Secretaria. A escola Neutel Maia apresentou o projeto de inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com os alunos respondendo questionamentos dos presentes.

O Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, ressaltou a importância de iniciativas como estas. “A apresentação das boas práticas executadas pelas escolas inspira outras escolas a fazerem o mesmo, convergindo sempre para a qualidade do ensino aprendizagem, agregando valor ao conhecimento”, enfatizou Zen.
"O bom desempenho de um aluno não é medido apenas pela capacidade intelectual, mas pela motivação que ele recebe por dar continuidade ao que é aprendido. Com isso, pensamos em divulgar essa capacidade apresentando experiências de sucesso, onde 20 escolas dividirão conosco um pouco do que trabalharam na sua comunidade escolar", afirmou a diretora de Gestão Institucional da SEE.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Celia Cabanellas Zaninni, o grande desafio da educação hoje é o de organizar boas práticas tendo como foco a qualidade da aprendizagem, sendo “a alegria destas crianças, que participam de projetos como estes, é uma prova de que estes alunos estão sendo mobilizados pela aprendizagem voltada para transformá-los em cidadãos mais preparados para o mundo”.

Para Rita Paro, diretora de Gestão da SEE, o evento tem como objetivo mostrar as práticas desenvolvidas diariamente nas escolas. "O trabalho torna a escola acolhedora, democrática e comprometida com a aprendizagem. É uma maneira inovadora de abordar os conteúdos através do envolvimento e da participação ativa de todos na construção dos saberes, mostrando para a sociedade o que os nossos alunos estão fazendo em prol da uma vida mais sustentável", explicou Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário