quarta-feira, 16 de novembro de 2011

GESTOR ESCOLAR

Habilitação/formação inicial
 

Esse espaço é para externar a felicidade da participação e conclusão do curso de Certificação para Gestores das Escolas Públicas do Estado do Acre. A satisfação mormente e sobretudo pela eficácia e dinamicidade das aulas, como também pelos conhecimentos significativos adquiridos.

O curso de habilitação e/ou formação inicial para os dirigentes das instituições de Ensino, em conformidade com o que preceitua a Lei Estadual no. 1.513/2003, foi delineado em dois momentos:

1) Curso preparatório, com um total de quarenta pontos;

2) Prova de conhecimentos específicos, atribuído o total de sessenta pontos.

O curso teve inicio no dia 06 de setembro e se estendeu até 30 de outubro, perfazendo um total de 120 horas, a primeira fase. A grande novidade ficou por conta do evento para certificação de professores pré-candidatos, serem totalmente on-line. A prova de conhecimentos específicos ocorreu dia 13 de novembro último, em Rio Branco e nos demais municípios do Estado.

Foi ótima a experiência com Educação A Distância. As atividades de ensino foram desenvolvidas a partir de módulos, conforme a ordem abaixo, num total de doze, sobre temas relativos às áreas:

 Comunicação institucional

 Liderança institucional

 Escola eficaz

 Alfabetização e letramento

 Dificuldade escolar

 Defasagem escolar

 Novas tecnologias

 Avaliação escolar e institucional

 Gestão escolar

 Políticas de capacitação

 Parcerias

 Gestão financeira

Quero parabenizar a equipe de logística, todos os professores, tutores e orientadores do curso. Citando.

“ Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”.

(Paulo freire).

Parabéns a você professor que concluiu essa fase, agora o crivo maior/final é com a comunidade escolar, 09 de dezembro, dia da eleição. Espero colega candidato que seja convincente tua proposta de trabalho e que acima de todos os interesses, esteja o da qualidade do ensino e da aprendizagem do aluno.

Desejo a todos um bom percurso de desenvolvimento e preparação para o pleito final.



Francisco das Chagas dos Santos Lira
Professor licenciado em Geografia
Gestor da Escola Padre Antonio Diogo Feijó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário