terça-feira, 29 de novembro de 2011

AULA EXTRA-CLASSE REALIZADA NO PARQUE CHICO MENDES

“A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NO DIOGÃO”

Nossa Escola, sobretudo os nossos professores estão distintamente incumbidos de perpetuar o que diz Ivani Fazenda (1994), no seu livro “Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa”, a metodologia interdisciplinar requer:

Nesse sentido, a ação pedagógica da interdisciplinaridade trabalhada por nossos professores cotidianamente, aponta para a construção de uma escola participativa, que deriva da formação do sujeito social, em articular saber, conhecimento e vivência. Para que isso se efetive, o papel do professor é fundamental no avanço construtivo do aluno. É ele, o professor, que pode perceber necessidades do aluno e o que a educação pode proporcionar ao mesmo. A interdisciplinaridade do professor pode envolver e instigar o aluno a mudanças na busca do saber.

A interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento pressupondo a integração entre eles. A interdisciplinaridade está marcada, ainda por um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para a discussão.

Diante disso, podemos afirmar que a “interdisciplinaridade não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma nova pedagogia, a da comunicação” (FAZENDA, 1979, pp. 10-18), nessa perspectiva cabe ao professor, no momento certo articular teoria e prática, numa forma interdisciplinar sem, contudo perder os interesses próprios de sua disciplina.

Nessa perspectiva, a Gestão participativa evidente no Diogão, parabeniza a todos os professores que estão à frente de seu tempo e trabalham de forma a massificar uma melhor prática no ensino-aprendizagem dos nossos atores principais, os alunos.

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