MINHA HISTÓRIA
Olá pessoal, eu me chamo Escola Padre Antonio Diogo Feijó, tenho 40 anos e hoje vou contar um pouco de minha história para vocês.
Eu fui construída em 1971, tendo aulas apenas para alunos da primeira à quarta série (antiga). Depois de um tempo passei a ter aulas da quinta até oitava série, que hoje corresponde de sexto ao nono ano. Funciono também a noite com o ensino para jovens e adultos (EJA).
Há alguns anos atrás ganhei uma reforma, fiquei mais bonita e continuarei sendo, se os alunos e funcionários cuidarem bem de mim.
Hoje em dia, observo em minhas paredes os trabalhos que são pregados nelas e fico cheia de orgulho, mas se vejo alguns alunos riscando as paredes fico cheia de tristeza.
Muitos alunos e funcionários fazem e continuarão fazendo parte da minha história, me visitam e observam os trabalhos que os alunos fazem e continuarão me visitando.
*Gustavo Simoura Soares - 6º ano A.
A DESVALORIZAÇÃO DOS OBJETOS ESCOLARES
Era a hora da saída no colégio e os alunos estavam todos eufóricos, loucos para saírem da escola e chegarem em casa, mas no meio dessa correria, empurra, empurra e confusão, uma única aluna ia em direção contrária enquanto o restante corria para o portão. Ela, Camila, caminhava no meio da confusão em direção à sala de aula, pois percebeu que havia esquecido seus livros e cadernos dentro de sala. Porém quando ela abriu a porta da sala, por mais incrível e espantoso que pareça, Camila viu a cadeira, o livro, o caderno e o chiclete conversando como gente de verdade. Camila ficou de boca aberta e exclamou!
- Vocês falam?
- Sim, nós falamos! – Responderam juntos.
- E por que nunca falaram antes?
- Porque vocês alunos não querem ouvir nem os adultos, imagina se iriam ligar para simples objetos como nós. – Disse a cadeira e o livro.
- Alguns alunos não têm o menor cuidado com seu material escolar, nem mesmo comigo, eu o livro, que levo tantos conhecimentos à vocês. Sempre me esquecem em suas casas ou nas salas de aula, me jogam em qualquer lugar, me rasgam, me molham, me sujam, me riscam.
O mesmo disse o caderno:
- É verdade, alguns alunos não dão importância para nós, e eu que sirvo para registrar tudo que vocês aprendem. Para estes alunos eu sou apenas um amontoado de folhas rabiscadas que rasgam sem necessidade e jogam em qualquer canto, e isso polui a escola deixando-a suja e feia.
Em seguida falou a cadeira:
- Eu sou tão novinha, tenho poucos meses de vida, mas veja como já estou! Toda riscada, suja. Alguns alunos sentam de qualquer maneira, pregam chiclete em baixo de nós. Isso é por que não sabem quantas árvores tiveram que morrer para nos fabricarem. E o pior é que as faxineiras é quem tem que limpar toda a sujeira que deixam em nós.
O chiclete falou:
- É isso aí! Vocês me saboreiam, saboreiam, mas depois me grudam em baixo da cadeira. A falta de educação é tanta que nem se levantam pra me jogar no cesto de lixo. Eu sei que sou saboroso, mas posso fazer muito mal ao planeta, afinal eu demoro 5 anos para me decompor.
E lá fora do pátio Camila ouviu uma planta falar:
- Todos estão certos! Na hora do recreio eu fico em meu canto quietinha e vem um aluno quebrar e arrancar meus galhos, as folhas e flores. Vejo alguns alunos derrubarem tudo que vem pela frente e sujam o pátio. – E disse também o banheiro:
- E eu que sirvo para todos e alguns não me dão valor; riscam minhas paredes, jogam papel dentro do vaso e me sujam todo.
Camila ficou sem palavras com a conversa dos objetos, plantas e lugares da escola. Ela viu como alguns alunos tratam mal a todos que são tão importantes em nossa vida e comprometeu-se:
- Eu prometo que de agora em diante eu e meus amigos vamos contribuir com a saúde do planeta, vamos diminuir o lixo e ter mais cuidado com o material escolar.
E assim, Camila e seus amigos passaram a valorizar e cuidar mais dos objetos da escola, das plantas e dos lugares da escola.
*Rayssa Castelo Branco da Silva – 6º ano B
DIOGO FEIJÓ AINDA É COMANDANTE
No passado, um sacerdote católico e estadista.
Diogo Feijó faz parte da lista;
A lista mais importante da história do Brasil
Diogo Feijó foi deputado, mas,
Também presidente do senado.
Um homem muito sério
Que hoje é exaltado;
Exaltado por seus alunos
Que desde 1971
Honram seu nome.
A nossa história nessa escola,
Iniciou--se há cinco anos
E irá por mais mil anos
Em nossa formação.
No primeiro ano nem sonhava,
Quem era essa criança rejeitada
Que logo foi adotada
Depois de muita pesquisa, descobri
Diogo Feijó foi um homem só!
Um homem único que hoje,
Ainda é comandante
Comandante de parte da história de nossas vidas,
E graças a seus funcionários
Nossos sonhos, hoje, poderão ser realizados.
Parabéns a nossa escola
Que neste ano completará 40 anos
Quarenta anos de muitas conquistas e vitórias
Obrigado Diogo!
Por fazer parte da nossa história
*Kelwin e Flávia - 9 Ano A
PADRE ANTÔNIO...
DIOGO FEIJÓ.
Obrigado!!! Você foi fundada em 1971 no dia 1 de agosto, daqui a alguns dias você estará completando 40 anos de uma história, você pode se orgulhar, pode olhar para trás e ver que mudou muitas vidas. Primeiro cuidou dos baixinhos ensinando a ler e escrever, para evoluir e aconchegar agora, nós adolescentes.
Hoje fomos desafiados a falar um pouco de você Diogo, o que posso falar? Que você já não saiba, que vou sentir saudades dos professores que agem como nossos amigos por se preocuparem em passar o melhor e, principalmente dos que levaremos para o resto de nossas vidas.
Diogo, tenho certeza que seu legado vai durar por muitos anos. Daqui saíram advogados, médicos e bons professores.
“Obrigado por tudo e parabéns!!!!
*Géssica Larissa... – 9º Ano – Turma “E”
O NOSSO COLÉGIO
É como um mar. Esse é um colégio lindo que eu nem posso acreditar.
Com amizades lindas e abraço sem parar. Com os professores para nos ensinar.
Alunos que querem aprender e professores querendo ensinar.
Esse é um colégio lindo que eu gosto de estudar esse é um colégio bonito e, é aqui que eu quero estar.
Mas infelizmente terei que partir. Mas com a certeza de que esse colégio contribuiu muito na minha formação
Obrigado Diogo por ter feito parte da minha vida...!
*ACREJUNIOR E NAIARA... – 9º Ano – Turma “B”
O LUGAR DO SABER
Diogo Feijó é um lugar de se aprender, uma escola de excelência que preza o saber. Surgiu ha quarenta anos, no dia 1 de agosto de 1971, com apenas três salas de aula, com quatro professores e a primeira diretora Maria Albertina, uma escola pequena com poucos alunos, passo a passo foi crescendo cada vez mais o seu viver e saber.
Atualmente é uma escola conhecida em todo o Estado por sua excelência e admirada por sua competência. Com sua meta de ensino elevada, a escola ganhou várias credibilidades em vários lugares, levando vários atletas a outros Estados para a disputa dos jogos escolares, elevando seu nome às competições.
A escola vai deixar muitas marcas na vida das pessoas, e a mim por uma escola exemplar e legal de se lidar, coordenadores competentes e professores a ensinar.
Quarenta anos depois a escola continua firme e forte, com varias conquistas alcançadas e suas metas cumpridas.
Obrigado Diogo!!! por ter feito parte da minha vida...
*Marco Antônio Araújo e Karoline Santos – 9º Ano – Turma “B”
O FRUTO DE UM SONHO
Um belo dia nascia um garoto cujo nome era Antônio Diogo Feijó, que futuramente se tornou padre, e mal sabia ele que teria uma influência que faria com que criassem um sonho...
Esse sonho se tornou a Escola Pe. Antônio Diogo Feijó, que foi crescendo junto com as crianças, e realizando o desejo de cada uma e assim querendo mais e mais crescer conforme o brilho do olhar delas, um olhar de esperança de querer mudar o mundo mas não conseguir, apenas estudar em uma escola que apóia, que tem amor pelos seus e que tem o sonho realizado em ver o sucesso dos seus alunos.
Uma escola que acredita e sabe que todos são capazes, todos têm força, e tem um diferencial, e esse diferencial é mostrado em muitos adultos que hoje estão lutando e vencendo nesse mundo.
Uma escola que confia nos seus alunos, pois sabe que cada um deles é responsável pelo presente e pelo futuro desse colégio, e tem certeza que fará a diferença entre muitos, porque os melhores se conhecem de longe, pois todos procuram o sucesso e pouquíssimos são os que acham.
Por isso posso dizer com orgulho que estudo no colégio Padre Antonio Diogo Feijó que foi a melhor no passado é a melhor no presente e sempre será a melhor no futuro.
Meu nome é Ester Irlem e essa é a minha escola.
*Ester Irlem... – 9º Ano – Turma “A”
MINHA ESCOLA
Escola Padre Antônio Diogo Feijó fundada em agosto de 1971. Comecei a estudar aqui desde a 5ª série onde estava “acabada”, quadra sem cobertura, pintura acabada. A equipe da escola planejava há 20 anos a reforma, um novo sonho foi realizado.
Hoje o Diogo já tem uma ótima estrutura, quadra nova, sala de vídeo e laboratório de informática. Com a nova direção foi criado o jornal da escola o blog, onde ficamos atualizados com as informações, a rádio começou a funcionar, o projeto de leitura que fez a escola ganhar em 3º lugar.
O Diogo já está a completar 40 anos onde sempre buscam os valores que importam.
Espero que fiquem na lembrança essa fase da minha vida e que o Diogo não busca só a educação melhor, mais também preparem os alunos para um futuro melhor.
*Vitor de Souza Sá – 9º Ano – Turma “A”
MEUS LUGARES
O lugar onde eu vivo é em Rio Branco, a encantadora capital do Estado do Acre, que para mim é o melhor lugar para se viver.
Eu moro no bairro Floresta. E eu gosto muito de ficar em minha casa, no aconchego do meu quarto, pois para mim, não há nada melhor que o conforto do lar. A minha rua é bem comum, tem árvores, casa, carros, pessoas passando de um lado para outro... enfim, o mundo não pode parar!
Estudo em uma escola que é muito grande e muito bonita. Ela se chama Padre Antônio Diogo Feijó. Ela tem 16 salas onde estudam mais de 1.250 alunos e tem em torno 120 funcionários. Ela tem quase 40 anos, por isso, tem muita história para contar. E daqui alguns anos, dessa escola sairão futuros médicos, juízes, professores e muitos outros profissionais que ajudarão a construir um mundo melhor.
Gosto muito de viver em Rio Branco, esse é o meu paraíso.
“Obrigado por tudo e parabéns!!!!
*Gessica Larissa... – 9º Ano – Turma “E”
DIOGO FEIJÓ
Como todos desejam,
Chamarei de excelência,
Uma escola forte,
De amor e competência.
Aqui, novos amigos plantei,
Colhi sorrisos, viveres...
Assim como dei amor,
De muitos eu ganhei.
Mas também percebi problemas
Aqueles que num piscar de olhos,
Sumiam e viam novamente é como diz:
“De que adianta ser perfeito!
Iremos procurar defeitos”
Porém, aqui és tudo contente,
Conversas e amigos,
Palavras e sonhos,
Mas, sonhos vividos.
Respeito, união, disciplina.
É uma escola como as demais
Só que com um brilho que,
Nenhuma outra tem,
Este é, ensinar como ninguém!
Por aqui há uma estrada,
Que nos conduzirá,
Aos nossos desejos.
Nossos planos brilhantes.
Conquistaremos todos, tudo.
Enriqueceremos dons...
Era de mudanças
Se ligue, não somos mais crianças.
E lá na frente, irão nos perguntar:
- Quem te deu do melhor?
Estufaremos o peito, olhar de orgulho...
Eis a resposta, Diogo Feijó.
*Anieli Amorim – 9º Ano “B”
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PADRE ANTÔNIO DIOGO FEIJÓ
De uma coisa nós sabemos: essa escola na nossa vida vai marcar, são coisas boas e ruins que temos pra contar.
Passamos por momentos de aflição, mas conseguimos superar, pois de novos amigos conseguimos nos aproximar, e sabemos que todos eles nas nossas vidas vamos levar. Foram tantas conquistas e metas, que aqueles que muitas não dão valor, conseguiram nos passar, pois são eles mestres da perfeição, são vocês professores do nosso coração.
Aqui nesta Escola as nossas vidas começamos, com conhecimentos e ensinos que daqui em diante levaremos.
Aqueles funcionários que nos deram a lição, carões e broncas por mais chatos que seja iremos levar no coração.
E da Gestão então temos muito a falar, mas resumidamente vamos começar. Aquela equipe perfeita que se esforça ao máximo pra nos ajudar.
E todos aqueles que aqui trabalharam há mais tempo temos o dever de destacar, pois eles trabalharam muito tempo tentando a nossa escola melhorar.
Com notas boas ou ruins, obstáculos tivemos que enfrentar. Estamos falando de trabalhos, atividades e provas que conseguimos derrubar. Com dedicação e aflição que conseguimos superar.
Os amigos que fizemos, alguns não estão aqui presentes, pois tomaram caminhos diferentes e agora só nos resta lembrar.
E aqui tivemos momentos de emoções que ficaram para sempre em nossos corações. De tantas datas importantes temos uma lembrança. É no dia 1º de agosto que nossa escola vai aniversariar.
Sei que nem todos dessa escola se lembrarão de nós, mas a nossa escola tem história. A nossa história do pouco tempo que passamos aqui. De todos vocês iremos lembrar.
Parabéns à nossa Escola que têm história. É a nossa história que iremos lembrar!
*Alexsheyevena Layza Castro, aluno do 9º ano E.
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA
Vou falar agora da importância de uma escola.
Tudo começou no dia 01 de agosto de 1971, quando surgiu a Escola Padre Antônio Diogo Feijó, que com muito esforço e suor foi conquistando seu lugar.
E ao longo do tempo foi evoluindo, crescendo e mostrando a capacidade de ensinar e respeitar.
E cada vez mais, formando e capacitando alunos e nos ensinando a sermos seres humanos melhores.
E essa escola é muito importante, pois prepara o aluno para o futuro e principalmente nos mostra o que a vida nos oferece de melhor.
Por isso tenho orgulho de dizer que estudo na escola Padre Antonio Diogo Feijó que nunca esquecerei.
*Jayne Rodriguês de Souza - 9º ano Turma B
40 ANOS DE DIOGO FEIJÓ
Construída e inaugurada no ano de 1971, a Escola Padre Antônio Diogo Feijó completa no ano de 2011, 40 anos de trabalho e de muitas vitórias.
O nome foi adotado em homenagem a um grande padre brasileiro.
A escola já foi dirigida por 15 diferentes diretores, sempre competentes, e com foco na excelência de seus alunos.
De lá para cá, a escola passou por mudanças físicas e estruturais; a escola já recebeu alunos mais velhos.
Mas chega um dia que a estrutura escolar precisa de uma reforma, ou melhor, uma reconstrução, que ocorreu no ano de 2008.
Diogo Feijó é uma escola com participações freqüentes em olimpíadas escolares, levando o seu nome a outros estados brasileiros em representação ao Estado do Acre.
Com 40 anos de existência, a Escola já recebeu milhares de alunos. Nossos pais já passaram por aqui. Até os professores que aqui dão aula, e até funcionários , alguns aqui estudaram.
Um dos destaques formados na escola é coordenadores pedagogica Lúcia do Carmo que chegou à escola há aproximadamente 27 anos e ainda permanece desenvolvendo a sua função com muita garra e superação.
Parabéns à todos os professores, coordenadores(as), diretores(as), inspetores(as), porteiros(as), merendeiras, ao pessoal da limpeza e à toda comunidade escolar que fazem parte dessa história.
A Escola sempre trabalhou com um só intuito: formar bons cidadãos.
* Luan Silva, 9º ano A.
UMA VIDA NA ESCOLA
Padre Antônio Diogo Feijó, foi fundada em 1º de agosto de 1971. No início ela era municipal, mas nesses últimos anos tornou-se estadual.
Quando eu vim estudar aqui, ouvi boatos que a escola era a pior de Rio Branco, mas quando entrei aqui, vi que era completamente diferente. No início demorei para me acostumar!
Essa escola é minha segunda casa, nela conheci vários amigos que vou levar para vida toda.
Engraçado, como nossos pais escolhem a nossa escola, até parece que sabem o local certo e a data certa, uma coisa que ocorre tantas mudanças...
Como esse ano é meu último ano, vou aproveitar pois vou sentir muitas saudades.
Os professores são bem qualificados, os coordenadores levam seu trabalho a sério, mas infelizmente tem uns alunos que as vezes nem sempre vem para estudar e isso atrapalha muito.
Eu sei que estamos aqui de passagem, a escola vai ficar e nós alunos? Vamos viver a nossa vida... várias histórias passaram por aqui, boas ou ruins.
“Foi ótimo ter estudado aqui...”
Obrigado Diogo!!! por ter feito parte da minha vida...
*José Rogério... – 9º Ano – Turma “A”
AGUARDE NOVAS PRODUÇÕES ATÉ SEXTA FEIRA