sábado, 2 de outubro de 2010

DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR

Pontualidade – organize a rotina de estudo desde a hora que se acorda, pela manhã, até a hora de brincar, comer e dormir. Um atraso, por exemplo, pode ser prejudicial ao educando, que pode perder uma explicação importante ou mesmo a oportunidade de entregar um material no prazo previsto. Neste caso, o lazer é prejudicado devido à necessidade de se investir mais nos estudos em decorrência do tempo perdido.
Organização do horário de estudo – é importante que o estudante tenha um horário pré-determinado para começar e terminar seus estudos diariamente. O ideal é que sejam traçadas metas para o dia e que, após a atividade de estudo, elas sejam checadas para ver se foi possível cumpri-las com pontualidade
Para aqueles que não têm o costume de estudar todos os dias – é importante que o educando faça um planejamento de acordo com o seu perfil, pois para aqueles que não têm o hábito, estudar quatro horas por dia pode ser algo quase impossível.
Faça uma lista de prioridades – antes de iniciar os estudos, é importante levar em consideração as atividades mais urgentes. Fazer uma coisa de cada vez ajuda a organizar a rotina de estudos e a cumprir as metas estabelecidas para o dia.
Deixe o material de estudo sempre à mão – separe todo o material indispensável à realização da atividade. Essa atitude agiliza os estudos, diminuindo a preguiça.
Adequação do ambiente ao estudo – é importante que o local de estudo seja limpo, iluminado, silencioso e sem muitos objetos que desviem a atenção do educando.
A postura também afeta os estudos – é indispensável que o educando fique atento à postura. Sentar-se de qualquer jeito, ou estudar deitado na cama pode prejudicar o rendimento.
Tire as dúvidas durante a aula – caso não seja possível fazê-lo durante a aula, o educando pode buscar auxílio em algum outro momento. Para tanto, faz-se necessário anotá-las e tentar respondê-las consultando os livros ou a internet. Se a dúvida persistir, busque novamente a ajuda do professor.
Anote o conteúdo das aulas de forma clara e organizada – essas anotações podem ser bastante úteis como fonte de consulta em um momento posterior.Estabeleça relações entre o conteúdo dado em sala de aula e as “coisas” do dia-a-dia que você gosta – exercite a sua criatividade: você pode ajustar a letra de uma música a conteúdos de Ciências ou História, estudar geografia pela internet ou ainda matemática por meio de jogos. O importante é tornar o processo de ensino-aprendizagem um momento de satisfação e descontração

Disponível em:
http://www.cmr.ensino.eb.br/psicopedagogica/2010/desempenho_escolar.pdf

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