quinta-feira, 14 de julho de 2016

GEOGLIFOS NO ACRE

É uma grande figura geométrica produzida no chão (geralmente são 4m de extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode ser disposta sedimentos organizados como pedra, cascalho ou terra, assim criando relevos. Os grandes geoglifos são visualizados do alto, com uso de balões, helicópteros ou avião, onde os geoglifos mais famosos do mundo estão no Brasil, Chile, Austrália e no Peru (conhecido como NAZCA). No Acre segundo a UFRGS existem aproximadamente mais de 300 geoglifos catalogados, das mais diversas formas e que geralmente se localizam em áreas rurais como na estrada de Boca do Acre, após as “quatro boca”.
Origem
Não há uma certeza quanto sua origem, pois o que se têm são teorias. Uma dessas é que foram criados por tribos indígenas para demarcar território e para a prática de rituais, pois eram os povos mais antigos que se tem conhecido. Há também uma linha de imaginação que poderiam ser produzidos a seres extraterrestre em seus O.V.N.I (objetos não identificado).O que compreendemos que são formas que deixam um questionamento sobre sua produção, se fosse oriunda pelos indígenas como foram as ferramentas para fazer esse feito e se fosse por extraterreste em relação a sua existência.
Contexto Matemático
Os geoglifos são interpretados pela geometria como região fechada, onde no Acre destacam-se os quadriláteros, triângulos e circunferências que em geral são regulares (regulares são os que possuem medidas dos lados iguais).
Uma situação matemática pode indagar nesse momento se a origem fosse dada pelos índios que é o domínio das relações geométricas matemáticas como o perímetro, ângulos, equidistância e perpendicularismo. Como exemplos no geoglifo que tem a forma circular que possui uma perfeição na produção que possui os todos os raios iguais, assim a simetria nos desenvolvimentos.
Qual é o comprimentos do Geoglifo :
Como vemos a forma de uma circunferência usaremos
C= 2×π×r
C=2×3,14×10
C=62,8 metros aproximadamente
Sabendo que Geoglifo tem a forma de um quadrado, então calcularemos o seu perímetro veja:
P= L1 + L2 + L3 + L4
P= 50 + 50 + 50 +50
P= 200 metros
Outros Geoglifos acreanos


Nenhum comentário:

Postar um comentário