GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEE
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE ANTÔNIO DIOGO FEIJÓ
DIRETOR: JUSCÉLIO TRINDADE DE OLIVEIRA
COORDENADORA DE ENSINO: MARIA LÚCIA MEIRELES
PÚBLICO ALVO: ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E FUNCIONÁRIOS
PROFESSORAS DA SALA DE RECURSOS: FERNANDA ALBUQUERQUE FIGUEIREDO E FRANCISCA DE SOUZA COSTA
PROJETO: INCLUIR E ACOLHER NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
Este projeto tem como justificativa, promover informações acerca da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, para uma sensibilização da comunidade escolar, pais e comunidade em geral.
OBJETIVOS
ü Fazer com que os alunos com necessidades educacionais especiais convivam num ambiente sem preconceitos;
ü Conscientizar a todos sobre a importância de saber conviver com pessoas com necessidades educacionais especiais;
ü Despertar o interesse dos demais alunos por uma sociedade mais inclusiva;
ü Promover a conscientização da comunidade escolar para mudanças atitudinais;
ü Sensibilização dos professores acerca da acessibilidade e inclusão escolar.
PLANO DE AÇÃO
Nº de ordem | Ação | Período |
01 | Elaboração do Projeto | Setembro |
02 | Apresentação do Projeto a coordenação da Escola | Outubro |
03 | Apresentar o projeto para os professores | Outubro |
04 | Solicitar dos professores a seleção de cinco alunos para participar das oficinas | Outubro |
05 | Firmar parcerias com as instituições competentes para realização das oficinas com as diferentes temáticas | Outubro |
06 | Encaminhar ofícios para as instituições que firmarem parcerias com a escola | Outubro |
07 | Realizar uma reunião com os alunos envolvidos no projeto | Outubro |
08 | Realizar oficinas temáticas com os alunos | Novembro |
09 | Subsidiar as oficinas com materiais pedagógicos adequados | Novembro |
10 | Realizar seminários nas salas de aula com os alunos que participaram das oficinas | Novembro |
11 | Premiar os alunos com certificado de participação | Novembro |
12 | Apresentar um mural com as principais idéias e textos vinculados com a temática | Dezembro |
13 | Criar um blog da Sala de Recursos para divulgação do material elaborado pelas turmas | Dezembro |
RECURSOS
TV, DVD, data-show, computador, Xerox, cartazes, cd, micro system, materiais didáticos pedagógicos e etc.
CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas nos dias
Serão distribuídas de forma que todas as turmas sejam contempladas, participarão dois alunos de cada turma das atividades no contra turno e que terão abordagens diferentes a cada dia. Esses alunos participarão durante toda semana e depois mostrarão tudo o que aprenderam numa apresentação para a comunidade escolar.
16.11 – Abertura do Projeto Incluir e Acolher na Escola, com as professoras Francisca Costa e Fernanda Figueiredo da Sala de Recursos da escola;
Tema: Deficiência auditiva. Oficina com a Professora Nina Rosa da UFAC e uma interprete para ensinar o básico de LIBRAS aos alunos.
17.11 – Tema: Altas habilidades. Equipe do NAAH/S e um aluno com altas habilidades.
18.11 – Tema: Deficiência visual. Oficina com a Professora Joseane Martins da UFAC e participação de um aluno cego da Escola Serafim da Silva Salgado.
19.11 – Tema: Deficiência mental e física. Oficina com professores Hadhiane Perez e Clodoaldo do Dom Bosco e participação de um aluno cadeirante.
DIAS | HORÁRIO | MANHÃ | HORÁRIO | TARDE |
Todos os dias | 08h00min as 10h30min | Todas as turmas da tarde | 14h00min as 16h30min | Todas as turmas da manhã |
CULMINÂNCIA
O produto final será apresentado na sala de aula pelos alunos participantes do projeto. Essa apresentação acontecerá de forma expositiva (cartazes, panfletos, slides e etc.) e a criação de um blog, com as principais informações do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á através da observação e participação dos alunos, considerando o envolvimento e o empenho durante a realização das atividades propostas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Projetos como contribuem para uma comunidade escolar mais acolhedora.
ResponderExcluirEste projeto mostra como hoje em dia as pessoas na escolas estam cada vez mais preocupadas com a educação dos nossos alunos, que são o futuro de um Brasil melhor, aliais Brasil somente não, fala pelo meu Acre que é um estado de crescimento com projetos como este que mostram a vontade destes profissionais para educar nossas crianças.
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