quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IV CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE


No último dia 10, aconteceu na Escola Padre Antonio Diogo Feijó a IV Conferência do Meio Ambiente, organizada pela equipe gestora e demais funcionários, contando ainda com a participação efetiva dos estudantes e comunidade, numa ação de nível nacional.
            O evento, que também foi prestigiado por convidados da Secretaria Estadual de Educação, objetivou antes de tudo, desenvolver em nossas crianças a consciência sustentável. Diante desse propósito, os alunos e professores trabalharam junto na busca de estratégias eficazes para tornar possível a implantação de medidas que provoquem mínimos impactos na natureza.
            O esforço conjunto desses professores e estudantes aliado ao apoio fundamental dos demais atores da educação que juntos formam a família Diogo Feijó, resultou em projetos inovadores, cuja apresentação foi o momento mais marcante da Conferência.
            Os próprios alunos defenderam as propostas que eles mesmos idealizaram, numa demonstração inquestionável de firmeza, segurança e criatividade. Nesse instante, os presentes puderam testemunhar todo o potencial persuasivo destes e outro, deram mostras de que, com simples mudanças de atitude, todos nós podemos fazer a diferença.
            O projeto vencedor, por receber a maioria dos votos dos alunos, foi “Semeando práticas sustentáveis em busca de mudanças de atitude para um futuro melhor” representado pela estudante Márcia Navarro, do 9º ano, que propõe a construção de um espaço recreativo na escola voltado para a prática de leitura, roda de conversa, jogos educativos e outras atividades de interesse dos discentes.
            Durante toda a manhã do sábado, foram realizadas outras apresentações cujo enfoque principal era a temática da sustentabilidade. Desse modo, todos foram envolvidos nessa discussão tão relevante para a humanidade.
            Vale salientar que todas as ideias apresentadas tem sua importância particular e podem, futuramente, ser desenvolvidas na escola, tendo em vista que apontam para a urgente necessidade de mudanças no que tange aos cuidados com o meio ambiente, pois todos nós somos parte dele e é nossa responsabilidade preservá-lo.
            A conferência já aconteceu, mas os fundamentos da sustentabilidade devem se fazer presentes em nosso cotidiano. Com pequenos gestos e simples mudanças de atitude, todos nós podemos fazer do mundo um lugar melhor pra se viver e a escola é o espaço ideal para fomentar a transformação desse novo olhar para a natureza.

              Jogar o lixo no lugar adequado, economizar água e reduzir o consumo de produtos desnecessários, são apenas alguns  exemplos de medidas que qualquer um pode adotar, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Assim estaremos não apenas melhorando nossa própria qualidade de vida, mas também garantido um futuro mais saudável para o nossos filhos.

(Professora Gleiciane Nunes)


AVISO

Caríssimos leitores
Por problemas técnicos, estivemos fora do ar por um tempo. Esperamos contar com a compreensão de todos.