sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PONTE OU CARAVELA

Eu, como professor, tenho a missão de ensinar meus alunos prepararem-se para uma vida profissional de sucesso. Meu desafio permanente é ser um professor caravela, que permite o aluno ser levado e estimulado a buscar novos conhecimentos. Penso que dessa forma, o aluno aprende e valoriza o ensino como pilar principal para seu futuro pessoal e profissional. Como docente preocupado com os resultados que devo obter de meus alunos, baseio minha missão nas metas propostas durante o planejamento com a equipe de trabalho da qual faço parte. Assim sendo, nosso sucesso é garantido, uma vez que a qualidade do nosso trabalho é visivelmente observado por toda a comunidade escolar. A visão que devemos ter do processo de ensino/aprendizagem, da participação do discente nesse contexto, dos pais e de nós mesmos, nos fará valorizar ainda mais nossa dedicação à educação e ao futuro profissional de cada indivíduo. Como professor caravela devo aprender a sutileza de navegar pelo mar imenso de conhecimentos e saber transmiti-los com entusiasmo. Só assim, meu aluno sentirá vontade de se lançar nesse processo contínuo e eficaz de crescimento e realização pessoal.


Professores:
Daniela Lopes
Sandra Nogueira
Valdelina Nicácio
Arylsom Cabral
João Soares
Alcimar Silva
Gilmerez Marinho
José Mauro
Maurício Generozo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ESCOLA APRENDENTE

Em uma escola aprendente... é mister o diálogo, a visão de conjunto, as parcerias, os questionamentos. Através do planejamento que envolve gestão, coordenação, professores e funcionários e tendo como foco o aluno, seu desenvolvimento será notório.
A leitura é parte integrante, não se dá em projetos desgastantes. Nasce da necessidade de descortinar janelas para um futuro.
Essa escola tem sede de desafios descobertos, sem contudo fechar os olhos para experiências que valeram a pena.
Seus membros não são meros expectadores, são agentes de mudanças, comprometidos com o conhecimento. Sim o saber não pronto, estagnado, mas construído num convívio harmônico, de indivíduos conscientes.



Professoras: Quinha, Nádia, Lúcia e Marta.



Em uma escola aprendente os alunos vão aperfeiçoando seus conhecimentos através da convivência com todo corpo discente, desde sua chegada no portão, com uma acolhida respeitosa e calorosa, mas que eles possam perceber que ali existem limites de seus direitos e deveres. Os alunos participam das aulas de forma interativa, fazendo questionamentos e reflexões acerca do assunto, resolvendo situações –problemas, procurando alcançar as metas propostas para a turma e respeitando-se mutuamente.
Nessa relação interativa entre professor, alunos e equipe pedagógica, há mais motivação para aprender, pois aprendiz sente-se apoiado e mais responsável pela sua aprendizagem. Para isso as leituras devem levar a curiosidade, a reflexão, a dúvida e a comparação com saber informal ( meios de comunicação). Tendo em vista que o tipo de experiência de aprendizagem dos alunos estão os meios de comunicação, a vivência familiar e o cotidiano.

DANIELE MOURA DE OLIVEIRA


Em uma escola aprendente, os alunos participam e interagem no ambiente escolar através de práticas e atitudes que permitam um maior engajamento no processo ensino-aprendizagem. A equipe de coordenação junto com os professores elaboram estratégias de aprendizagem que se tornarão eficazes, a partir do envolvimento de todos, momento no qual ,os alunos participam efetivamente do trabalho escolar, ao serem estimulados pela leitura, pesquisa, recursos tecnológicos e prática dos projetos sugeridos pela escola. Também fazer com que o momento social e cultural seja trabalhado simultaneamente aos acontecimentos, e que as decisões sejam feitas em equipes para que os alunos se tornem capazes de agir como verdadeiros cidadãos, participantes e ativos numa sociedade democrática, ou seja, verdadeiros aprendentes.

Profª Sandra Nogueira Batista


Em um dia comum os alunos reunem-se para: elaborar pesquisas,apresentar trabalhos,realizar debates,seminários,dentre outras atividades inerentes ao cotidiano escolar. Os professores e coordenadores atuam como mediadores de conhecimento,incentivando-os através de técnicas de aprendizagem de modo a impulsionar, uma renovação da auto estima do educando para que o mesmo esteja apto a receber as informações transmitidas pelos professores.
O ponto de partida para o inicio dos trabalhos em sala de aula, é o planejamento feito entre professor e coordenador;podendo este ser alterado a qualquer instante para que se possa haver a promoção de um aprendizado eficaz.Desse modo,ocorre interação entre professor e aluno havendo a receptividade dos diversos tipos de leituras aplicadas em sala de aula,enfatizando seus conhecimentos prévios na vivência comunitária.

Profesores: Ismael,Marleide,Gleiz


Em uma escola aprendente deve-se sempre cultivar e preservar a relação com a comunidade usando isto como instrumento motivador da aprendizagem dos alunos, onde os alunos participam com seu conhecimento empírico. A escola e os professores planejam para oferecer ao aluno a oportunidade de relacionar seu conhecimento com o conhecimento científico , valorizando a bagagem de cada indivíduo.
È importante frisar a necessidade que todos se unem em um único objetivo, aprender a lidar com as diferenças, ou seja, a respeitar as opiniões quando dizem respeito principalmente a decisões sobre o coletivo.

Prfessores: Gilmerez, Daniela Alcimar, Gleiciane