terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A ESCOLA EM BOAS MÃOS

Comentar o resultado do processo para a escolha do Gestor da nossa escola, antes de tudo, merece um breve comentário para entender a configuração do panorama atual.

Fui lotado na escola Padre Antônio Diogo Feijó para exercer o cargo de diretor interino em 21 de dezembro de 2009, obedecendo à Lei 1513 – (Lei da Gestão Democrática de Ensino Público do Estado do Acre). Trouxe comigo ideias, ideais, filosofias de vida... Na bagagem a experiência de um Servidor em Gestão Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios e de Gestor de sala de aula.

Cheguei sozinho...

Diretor legitimado, pelas eleições de março de 2010 para mandato complementar (2010 – 2011). Pleitearam o cargo, a época, os professores Raimundo, Francisco Lira e Gizelda. Os resultados, no entanto, foram surpreendentes e satisfatórios após tão somente 90 dias a frente da Gestão da escola.

No pleito, de 2010, na urna FUNCIONÁRIOS, tivemos 20 votos de 30 votantes, em porcentagem significa dizer 33,33% dos votos válidos. Na urna PAIS E ALUNOS tivemos 680 de um total de 1.175 em porcentagem equivale a 28,93%. Como resultado final obtivemos 700 votos de 1.205. Ou seja, 62,26% votos de 100%.

Com o intuito em dar continuidade aos trabalhos tão bem desenvolvidos na escola e o futuro de nossos alunos, fomos candidato à reeleição ao cargo ocorrido em 08 de dezembro, último, para o quadriênio 2012/2016. Defendendo que a escola precisa oferecer uma educação de qualidade e ser um espaço de convivência para toda a comunidade, lembrando sempre de que “os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer." (H. Jackson Brown).

O reconhecimento do nosso trabalho e o compromisso de toda a Equipe de Gestão durante esses dois anos foi notório. Nessa eleição aumentamos o nosso índice de aprovação/aceitação junto à comunidade servidores e atingimos a marca de 35,71%, de votos de um total de 50%. E, obtivemos na comunidade alunos e pais 21,67% de 50%.

Concluindo. Como resultado final, fomos vitoriosos com um total 57,38%, do total de votos válidos nos dois segmentos dos votantes: servidores, alunos e pais.

"A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que você fez o seu melhor e que você obteve o máximo daquilo que você deu." (Howard Cosell), o que significa dizer que a escola está em boas mãos. Hoje não estou mais sozinho, um grupo de mais de 80% dos servidores nos apoiam e um grande número dos alunos e pais, também, estão com a gente.

Obrigado a todos. E todos pela educação.

Francisco das Chagas dos Santos Lira,
Professor licenciado em geografia pela Universidade Federal do Acre
Gestor da Escola Padre Antonio Diogo Feijó

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Professor Lira vence eleição para gestor da escola

Aconteceu nesta quinta feira dia 8 de dezembro de 2011 o processo eletivo para escolha do gestor da nossa escola, quadriênio 2012/2016. Na oporunidade votaram servidores, pais e alunos da escola. Concorreram para o pleito:   professor  Getúlio da Luz Soares, Rarismar Bezerra, professor Juscélio Trindade de Oliveira e professor Francisco das Chagas dos Santos Lira (atual gestor). O resultado foi favorável ao Professor Francisco das Chagas dos Santos Lira com mais de 57% dos votos, ficando o segundo lugar para o professor Juscélio Trindade.
Queremos agradecer a todos que acreditaram em nosso trabalho, votando no professor Lira.
Parabéns a você professor e que Deus continue te iluminando e te dando bastante sabedoria para dar continuidade a sua missão.

Maria Salete da Silva Cardozo
Coordenadora de ensino da escola.