quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O QUE É SER ESTUDANTE NA CONCEPÇÃO DE ALGUNS DE NOSSOS ALUNOS

Série: 9º F
 
Por Edjunior Amaral
                É procurar inovar, é se auto-educar, é sonhar com um futuro melhor, é buscar conhecimentos, é crescer na vida, pensar em ser um excelente profissional.
                É buscar ser um aluno de excelência, é lógico ninguém é perfeito, pois cometemos erros e devemos aprender com eles, para crescer e vencer na vida.
                Todos nós temos aqueles dias não muito bons, mas nada como um dia após o outro. Com o passar do tempo, nos auto-conhecemos e nos tornando pessoas melhores, assim vamos em busca de conquistar a profissão que tanto almejamos.
                Mesmo adultos temos que ir atrás de novos desafios, novos conhecimentos, o tempo não para. Ser estudante é ter o céu como limite.
 
Por Cibele Oliveira
Não é só vestir uma farda, pegar material e vir para escola, ficar sem fazer nada durante as aulas. Chega e volta para casa com a mente vazia, fazendo de conta que aprendeu, mas na verdade estar se enganando.
Às vezes, há alunos que não gostam dessa situação, de ver pessoas ocupando lugares de quem realmente quer estudar. Os professores muito menos, porque eles passam horas falando e ninguém dá atenção merecida para o que eles pedem. Mitos alunos vêm só para bagunçar, namorar, e nem chegam à escola, gazeta muitas vezes. E outros quando vem ficam pensando ou usam de artifícios para sair mais cedo e quando não conseguem ficam o tempo todo atormentando os professores.
Ser estudante não é isso que foi narrado anteriormente. Mas é ter compromisso, e ser aluno de excelência, que se esforça em suas tarefas, dar o melhor de si, visando ser reconhecido pelo seu empenho. O tempo todo presta atenção em todas as aulas, perguntando, tirando dúvidas, trazendo dúvida para sala de aula. Estudam em casa todos os dias, pensa em seu futuro profissional e já trabalha neste sentido.
Ser estudante é comparecer às aulas todos os dias, respeitar os colegas, conhecer e cumprir os valores da visão estratégica da escola que estuda. Respeitar do porteiro ao gestor e tem apreço pelos seus professores.
Por Aline Vale
É querer ser aluno de excelência, é ter compromisso com os seus estudos, ter respeito pelo indivíduo, procura inovar sempre.
Muitos estudantes não estão nem aí para os estudos e, por conseguinte, nem pensam em profissão alguma. Não sabem nem porque vem para escola, talvez seja porque são obrigados por alguém.
Um estudante de verdade gosta e preza pela escola dele, pois quer aprender, é assíduo e pontual, é organizado e metódico. Sabe suas notas em todas as disciplinas. Enfim é um exemplo a ser seguido pelos outros colegas de classe.
Não é fácil ser um estudante de excelência, às vezes, porque a escola é exigente, e ele tem que saber acompanhar. Por outro lado, ele sofre preconceito dos outros colegas. Mas deve passar por cima desses obstáculos e seguir em frente em busca de suas metas traçadas, que  é de garantir seu futuro.
Por Aline Andrade
                É ser aquele aluno que vai à escola com a intenção de aprender, de ouvir o que professor tem a explicar. Aquele que cumpre com todos os seus deveres. Ser estudante é conhecer todos os princípios básicos de comportamento social dentro e fora da escola. Seguindo esses princípios, com toda certeza este aluno será um cidadão de bem e muito vai contribuir com a sociedade. Porque um bom estudante hoje,  tem tudo para ser um excelente cidadão no amanhã.
                Nós estudantes como todas as outras pessoas, temos os nossos direitos, haja vista que estudamos pensando num futuro promissor.
                Devemos sempre agradecer os nossos professores pela paciência de nos ensinar, pois sem eles, duvido muito que teríamos conseguido aprender o que já sabemos até aqui. Se lá na frente conseguirmos nos formar em Medicina, Direito, etc. Devemos essa conquista a eles e a nossos pais que acreditaram em nosso potencial.
                O dia 11 de agosto de 1827 se comemora o transcurso da primeira escola de Direito do Brasil. Enfim, ser estudante é procurar ser exemplar, de excelência, na minha visão isso é ser estudante.

Por Leila Kátria
                Ser estudante é ter força de vontade, é acreditar que os sonhos são possíveis, basta a pessoa quere e busca realizá-los.
                É acordar todos os dias e ter vontade de vir para escola com o intuito de aprender, ampliar seus horizontes, contribuir com os professores para tornar as aulas mais dinâmicas e de fácil aprendizado. Colocando de lado as conversas paralelas, as brincadeiras fora de hora.
                É ser solidário, ser educado com todas as pessoas, dentro e fora da escola, é ter postura.
                É ser você mesmo, com um pouco de tudo que já mencionei. Não importando raça, cor, religião ou mesmo a posição social, o que importa é o caráter das pessoas. Esses valores não se aprendem na escola, vem de berço. Talvez você não concorde comigo agora, mas depois você vai parar e refletir e ver que precisa mudar alguns conceitos.

Série: 8º H
Por Karine Rebouças
                É inovar a cada dia seu desempenho. É ter criatividade nos seus trabalhos e deveres. É procurar fazer o melhor nos seus estudos em busca de um futuro melhor.
                É dedicação em todos os momentos, buscando atingir os objetivos seja qual for. Respeitar cada pessoa que convive ao seu lado na sala de aula ou fora dela. Não chegar atrasado de costume, é ter compromisso, é respeitar o contrato didático.
                Ser excelente é fazer tudo o que lhe mandam, buscando fazer algo mais. Ter sempre um diálogo franco com seus professores. Buscar tirar boas notas durante o ano todo.
                Para o estudante é uma grande satisfação, chegar ao final do ano e saber que todos os colegas de sala conseguiram lograr aprovação.

Por Kaisson Moreira
                Na escola há dois tipos de aluno: os que querem estudar e os que querem somente brincar. Um aluno de verdade é aquele que quer estudar, crescer na vida. Esse sim terá um futuro brilhante, pois vai conseguir um bom trabalho e ser um grande cidadão. Mas aquele aluno que vem só passar tempo,  será sombrio o seu futuro. Quando ele atingir a maior idade com certeza irá se lembrar daqueles dias de brincadeiras na escola, então poderá ser tarde quando ele for enfrentar o mercado de trabalho sem nenhuma formação.
                Ser estudante é prestar atenção nas explicações dos professores sobre os conteúdos ministrados em cada aula, não conversar neste momento tão importante. Conversas ficam para os intervalos ou na hora da saída. Tem que ter respeito pelos professores, colegas e demais funcionários da escola, respeitar os alunos com alguma deficiência como se estes fossem normais, faça o que estiver ao seu alcance por eles.

Por Carlos Eduardo
                É cumprir com suas obrigações escolares e procurar tirar as melhores notas durante o ano letivo. Tem que ser uma pessoa inovadora, respeitar os colegas e os professores, tem que ter compromisso com a escola. Todos esses requisitos um aluno precisa ter se quer alcançar a excelência.
                Não é só vir para a sala de aula, precisa estudar em casa diariamente. Ajudar a escola quando esta precisar. Precisa ter iniciativa, não só aquilo que o professor recomenda, mas deve-se buscar algo mais.
                É deixar as brincadeiras para o momento certo, intervalos ou quando não tiver professor em sala. Porque à hora de estudar é sagrada. O  sucesso de logo mais depende do que fazemos hoje. Depois não adianta lamentar.

Por Sanaira de Souza
                A vida de um estudante de verdade não é muito fácil. A rotina cansa e aprender exige uma série de renúncias, tais como: cinema, passeios com amigos, programa prediletos da TV, etc.
                Ser estudante não é só vir para escola e ficar em sala sem fazer nada, bagunçando, respondendo os professores. Ser estudante é cumprir com suas obrigações de fazer as tarefas de sala ou para casa, os trabalhos, as pesquisas que valem nota e estudar sempre em casa.
                Eu procuro ser estudante, ainda não me considero de excelência, mas estou batalhando para alcançar. Busco tirar boas notas, respeito todos os meus professores, pois eles são a ponte para o meu sucesso lá na frente.
                Os estudos são fundamentais para a realização de meus sonhos, é o futuro da gente, e não podemos desperdiçar de forma alguma. O meu sucesso depende do que faço hoje.

domingo, 7 de novembro de 2010

A ESCOLA E O PROCESSO EDUCACIONAL

* Francisco Lira
A sala de aula é onde tudo acontece, são várias estratégias e metodologias para melhor ensinar, é local privilegiado no qual ocorre a execução de tudo o que foi planejado, na diferentes esferas do sistema de ensino. Ensinar é um ato contínuo que requer tempo, paciência e consistência, de responsabilidade coletiva, por isso quando a sala não vai bem, no que concerne a aprendizagem, significa que algumas peças do sistema não estão funcionando com eficácia. O ensino de qualidade precisa ser alvo precípuo de todo educador que tem como visão uma sociedade igualitária e justa, cujas oportunidades são reais visto que detém o conhecimento crítico que oportuniza o alcance de metas e objetivos tanto individual quanto socialmente.
Nesse mundo globalizado de hoje, uma das características da sociedade é a produção e difusão do conhecimento pelos diversos meios de comunicação, não obstante a internet tem ganhado maior destaque dentre as demais. Paralelo a isso, a escola ignora essa evolução, visto que o método de ensino-aprendizagem ainda permanece de forma tradicional- as aulas são expositivas, dialogadas, época do quadro negro, giz... Os recursos didáticos-pedagógicos são incipientes e por isso as escolas não alcançam os índices de aprovação e qualidade tão almejados.
O professor, enquanto mediador/parceiro na construção e organização do saber do aluno esforça-se, busca mecanismos diversos, mas não consegue transmitir/ensinar a contento, e para justificar essa desarticulação, procura culpados para o fracasso escolar apontando fatores como a ausência do acompanhamento do aluno pela família, a mídia, a indisciplina, enfim... o sistema.
O aprendiz vive, hoje, o advento da explosão do sistema de transporte (de bens materiais ou imateriais), do sistema de informação/comunicação (celulares, games, computadores, internet...) e as redes sociais (orkut, twitter, facebook, ning), que ganham espaço e reúnem cada vez mais um maior número de usuários. Na era digital - alunos navegantes da web - são encontrados em toda a parte: em casa, na lan house, no shoppings Center, nos restaurantes, na lanchonetes etc.
Entretanto, escola continua na contramão desse processo e/ou não tem acompanhado a dinâmica/velocidade dos sistemas. A escola vivencia modelos e estratégias de ensino que não despertam e/ou atraem a atenção do aluno. A grande diferença que existe entre o tempo de percepção do aluno e o tempo de vivência da escola tem gerado resultados que não cumpre a missão da escola que é ensinar com qualidade possibilitando que o cidadão possa usar os conhecimentos adquiridos na sociedade.
Entendemos a escola como instituição essencial, assim como a família, na formação intelectual e social do ser humano. No entanto, é necessário investir maciçamente em educação escolar. Precisamos, para isso, alcançar mecanismos de ensino quer pedagógicos, de recursos materiais e/ou recursos humanos condizentes com o tempo e espaço em que vivemos. Faz-se necessário adotar medidas para acabar com o fosso existente (em alguns casos), entre a realidade do aluno e a propalada pela escola.
Ao trazer para a escola práticas que já são realidades cotidianas do aluno, a escola cria a possibilidade para a interação do indivíduo com o mundo da era digital. Aplicar/trabalhar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), talvez seja o gancho para revolucionar o aprendizado do aluno e proporcionar uma educação significativa numa nova dimensão pedagógica.
Com esse investimento em novas tecnologias, espera-se motivar os alunos e professores a usarem as ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem a fim de alcançar suas metas com êxito . Esse é um grande desafio do processo educacional atual, se conseguirmos tornar possível, quiçá o retorno, o produto intelectual e social seja de qualidade e garantido.
* Francisco das Chagas dos Santos Lira, professor licenciado em geografia, atuando como Gestor da Escola Padre Antonio Diogo Feijó.